Cavacas de Margaride
Adaptada de uma receita do Chefe Paulo Cruz. Outrora, estes bolos seculares (Cavacas de Margaride), eram feitos pelas famílias para serem oferecidos em devoção a Nossa Senhora durante a Páscoa. As cavacas que restavam eram guardadas e servidas quando se recebiam visitas. Embora se mantenha a tradição secular de serem servidas na Páscoa, tanto as cavacas de Margaride como as lérias são hoje produzidas durante todo o ano sendo ótimas para saborear ao lanche ou a acompanhar um café.
Ingredientes
Ingredientes para a Massa
- 1 pitada canela
- 175 g farinha fina ou extra fina (Tipo 55)
- 200 g açúcar
- 3 ovos inteiros
- 4 gemas
- Raspa de1/2 limão
Ingredientes para a Cobertura
- 1 clara de ovo
- 1 colher de sobremesa sumo de limão
- 150 g açúcar em pó
Instruções
Confeção da Massa
- Bata bem os ovos, as gemas e o açúcar até obter um creme muito fofo e esbranquiçado (cerca de 20 minutos na batedeira).
- Adicione a raspa de limão, a canela e a farinha. Envolva bem com ajuda de um batedor fue, até obter um preparado cremoso e homogéneo.
- Com uma colher de sobremesa, coloque porções de massa num tabuleiro, untado e enfarinhado, tendo o cuidado de manter uma distância razoável entre cada uma. Leve ao forno pré-aquecido a 180 ºC, cerca de 10 minutos.
- Depois de cozidas, retire as cavacas com uma espátula e deixe-as arrefecer sobre uma rede.
Confeção do Glacê
- Misture o açúcar em pó com a clara e o sumo de limão. Bata bem (se usar a batedeira de varas, coloque-a numa velocidade baixa) até o glacê ganhar consistência. Depois de pronto, o glacê deve ficar branco, fofo e brilhante.
- Cubra as cavacas com uma camada fina de glacê e, com os dedos, faça formas circulares na superfície. Deixe secar de um dia para o outro.