Sericaia
A Sericaia é um doce tipicamente alentejano, provavelmente de origem indiana. Tem marcas da doçaria conventual, em que há a utilização abundante de ovos, açúcar e canela. Foi implementado pelas freiras dos conventos de Elvas e de Vila Viçosa, onde o doce é decorado com as famosas ameixas da região. O toque da canela e a textura fofa fazem deste doce uma verdadeira delícia.
Ingredientes
- 200 g açúcar
- 75 g farinha sem fermento
- 6 ovos
- 500 ml leite gordo
- 1 pau canela
- Sal q.b
- Manteiga para untar
- Canela em pó para polvilhar
Instruções
- Ligue o forno a 200ºc. Unte um prato fundo de barro (com cerca de 30 cm de diâmetro) com manteiga. Leve ao lume um tacho como leite, a casca de limão e o pau de canela e deixe ferver, por cerca de 5 minutos. Retire e deixe arrefecer.
- Numa tigela grande, misture as gemas com o açúcar e a farinha. Sem parar de mexer, junte o leite frio, previamente coado. Bata as claras em castelo com uma pitada de sal e envolva-as no preparado anterior. Coloque colheradas da massa no prato de barro e polvilhe com bastante canela.
- Leve a sericaia ao forno, durante cerca de 12 a15 minutos (verifique a cozedura com um palito). Retire do forno, deixe arrefecer e leve ao frigorífico até ao momento de servir.