Folar da Páscoa da Beira Alta
O folar é tradicionalmente o pão da Páscoa em Portugal, confecionado à base de água, sal, ovos e farinha de trigo. A forma, o conteúdo e a confeção varia conforme as regiões de Portugal e vai desde o normal ao salgado, nas mais diversas formas.
Ingredientes
- 1 kg farinha de trigo
- 10 ovos
- 250 ml azeite
- 1/2 cálice aguardente
- 3 colheres de café sal
- 30 g fermento padeiro duas saquetas
Instruções
- Comece por desfazer o fermento num pouco de água morna e deixe-o levedar numa tigela, (dez minutos).
- De seguida coloque a farinha num alguidar grande, considerando que a massa irá crescer muito e junte o sal.
- Leve o azeite ao lume até que fique bem quente, retire-o e verta-o sobre a farinha, tendo o cuidado de mexer com uma colher de pau para escaldar muito bem toda a farinha.
- Depois esfarele tudo muito bem com as mãos para que não fique grumos. Junte o fermento, que nessa altura duplicou de volume.
- Junte os ovos e amasse com as mãos. Junte a água-ardente e continue a amassar, até obter uma massa macia. Ter sempre ao lado um recipiente com azeite, para untar as mãos. Se necessário vá enfarinhando a mãos.
- Deixe a massa levedar durante uma hora, ou um pouco mais (depende da temperatura ambiente) em local resguardado de correntes de ar e coberta por um pano.
- Quando duplicar de volume estará pronta parafazer os bolos (tender a massa).
- Corte a massa em dois ou três bocados, depois estenda a massa para ficar com a forma de 20 centímetros sobre 10. Deite uns 'fios' de azeite sobre a massa esfregue para que a massa fique untada.
- Em seguida junte as duas pontas como se fechasse um livro, deite mais uns ‘fios’ de azeite na parte que vai ficar para cima e espalhe sobre toda a superfície do bolo.
- Colocam-se num pano polvilhado com farinha e deixam-se levedar ‘fintar’ cerca de uma hora. A massa deve duplicar de volume.
- Aqueça o forno a 200ºC, ponha uma travessa a aquecer polvilhada com farinha, depois coloque os bolos e deixe cozer, 35 a 40 min, conforme o tamanho.